segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Cielo sobre Barcelona




Esse título não é invenção minha. Tirei do filme Cielo sobre Berlin, versão em espanhol do Wings of Desire, do Wim Wenders. Aquele filme que Hollywood se inspirou pra fazer o Cidade dos Anjos, com a Meg Ryan e o Nick Cage.
Acontece que estou vendo um monte de filmes pra pós. Antes de cada viagem, temos que ver pelo menos 3 ou 4 filmes que contextualizem a cidade que vamos. No final do mês, vamos pra Alemanha e já vi 3 filmes sobre o país e todos eles têm a Berlim dividida de fundo.

Não sou exatamente expert em filmes, então nem vou começar a falar da direção assim-assada. Na verdade, a minha piração é que estou entrando num mundo muito feliz, a dos filmes, e estou adorando. Cada filme que vejo mexe comigo de uma forma. Semana passada, assisti Onde Vivem os Monstros (preciso ver coisas de Spike Jonze), logo vi A vida dos Outros, alemão que tem a ver com a Alemanha Oriental, depois The September Issue, que documenta a produção dA edição de setembro da Vogue e mostra a doidona da Anna Wintour em ação e, finalmente, o Wings of Desire. Confesso que fiquei muito sensível com os dois primeiros, que abriram as comportas da represa, porque sim, represo emoções... E achei o máximo! Que bom ter sensações novas, num lugar onde tudo é novo. Pode parecer tristeza, mas estou que é pura emoção (boa!).
E tenho mais filmes pra ver e não vejo a hora. O cinema faz maravilhas, agora tô começando a sacar qual é a da turma da Mostra.

Fora isso, o céu de Barcelona é esse, azul-azul, com algumas interrupções como a de ontem, a chuva que veio com o Papa. Do Bento, nada a declarar, mas o coral de 800 pessoas na missa foi de arrepiar, especialmente depois de ver o filme do Wim Wenders. Deitada na cama, cheguei a pensar no apocalipse, já que estava tudo aqui no quarteirão, o Bento, os anjos, os católicos, pronto, trombetas!
Mas, não foi dessa vez (é em 2012, né?) e tudo correu na maior normalidade, sem tumultos. Só restaram a chuva e o frio, trazidos por Ratzinger.

3 comentários:

  1. Filmes podem nos transportar por lugares diversos e alcançar as mais genuínas emoções... Bem-vinda ao mundo do amantes do cinema! hehe Só um aviso: vicia!! (E é muito bom!) ;)

    ResponderExcluir
  2. sim, vicia e preenche várias lacunas da alma! :-)

    ResponderExcluir