sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Primeiro dia de aula ou Desconfiança ou A Catalunha

Qualquer um dos títulos acima poderia ser o título deste post porque quero falar das três coisas.
No site da faculdade, aparece que as aulas podem ser feitas em qualquer língua que o professor desejar. E meu medo não era espanhol, nem francês, nem inglês, era o catalão. Num primeiro momento eu ouvi e achei engraçada, parece um monte de gente brincando de se comunicar, como a gente fazia com a língua do P quando criança. Aí eles dão umas torcidas na língua e depois parecem falar espanhol mesmo. Bom, nem é pra entrar no mérito de validade da língua e cultura, acho que eles têm lá as razões deles e sei que mais dia, menos dia, estarei gritando Visca Barça, Catalunya lliure! (Viva o Barça, Catalunha livre).
Mas acho curioso isso, de o professor chegar um dia e achar que a maioria dos alunos é catalã e quer falar com eles em catalão.
Pois isso não aconteceu hoje, graças. Eramos mais ou menos 15 e 4 eram sulamericanos. Um peruano incrível, hilário e bem vestido e.... 3 brasileiras. Claro.
Eu amei a aula, toda em espanhol. Me senti verdadeiramente no meu lugar, onde realmente me identifiquei com o assunto e era isso mesmo o que eu queria fazer. Daí chegou o intervalinho e eu doida pra conversar com as brasileiras. Uma, eu sabia que era conhecida de uma amiga minha aqui de Barcelona. E, quando o professor liberou a classe, nenhuma olhou pra trás pra me ver, nem se olharam entre elas. Não rolou aquele olhar de: ei brasuca!, aquela cumplicidade de compatriota. Só rolou do peruano uma vontade de sair conversando com todo mundo e querer saber mais da gente.
Foi aí que me ocorreu: será que somos blasé ou somos naturalmente desconfiados de outros brasileiros?

Desci e fui puxar assunto à força e vi que se eu não fosse lá de repente elas não viriam. Talvez por quererem falar só em espanhol, naquelas loucuras de "não vou ficar falando português já que tenho que aprender a língua". Bom, rolou o papo superficial e tudo bem. Acho que deveria, (será?), também me esforçar em ficar mais próxima dos catalães para aprender melhor o castelhano e o catalão também.

Mas sinto que existe uma coisa que nós brasileiros temos de nos olharmos de fora e achar que sempre tem algum enrolador, espertinho, chato ou safado. Será mesmo?

2 comentários:

  1. Nossa Tina, eu senti mto isso quando fui fazer um curso em Los Angeles, q tinha uns 4 brasileiros na minha sala e, principalmente as meninas, nem olhavam na minha cara! Fiz o mesmo que vc e forcei um Oi e ficou nisso. Um mineiro 'surfista' até falava às vezes, mas com quem fiz amizade: com 3 italianas, uma delas falo até hj! Em NY uma funcionaria da escola era brasileira e mal me falava bom dia! A Lidi ja sentiu isso vaaarias vezes, de encontrar brasileiros blasé, metidos ou desconfiados, nao sei o que rola. Mas sinto que alguns brazucas não gostam de se misturar, sei lá... Conselho: fale com quem é simpático!! Tem mta gente bacana aberta a conhecer gente nova e esse tipo de pessoa que vale a pena! ;) Desencana das pentelhas! haha Peruanos,argentinos, espanhois, seja quem for! E depois dizem que a gente é um povo aberto... Nem sempre!hehe
    Y aproveches mucho tu fin de semana! Besitosss

    ResponderExcluir
  2. Oi Tinoca!
    Pude perceber isso também. Parece que os brasileiros sentem vergonha de encontrar brasileiros fora do país. Sabe aquela coisa: iihh lá vem esse aí para me fazer passar vergonha... Posso te dizer uma coisa por ter vivido aí 3 meses: encontramos de tudo. Sim, existem brasileiros mal educados que sobem nos monumentos para fazer aquelas "fotinhos de orkut", assim como tem gente de qualquer lugar do mundo que faz a mesma coisa. Mas a arrogância que os brasileiros tratam os compatriotas é de lascar...
    Bjs querida! nos vemos en deciembre! hasta pronto! petons!

    ResponderExcluir