quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pelos cafés

Uma coisa que me surpreendeu em Barcelona foi a quantidade de cafés que tem pela cidade. Casa de chás, cafés pequenos que servem refeição, vendinhas orgânicas que também são charmosos cafés, Starbucks da vida, enfim, uma infinidade de opções pra tomar umas xícaras. A cadeia americana então, nem se fala. Além de ter várias espalhadas pela cidade, é a que mais lota.
Mas por que será que as pessoas preferem pagar 3 euros no Starbucks se em cafés locais elas podem pagar 1,50?

Claro que a bodeguita do catalão não serve um copo de café com chantilly transbordando e essa apresentação do Starbucks vale mais. Mas acho que tem aquela coisa de não querer arriscar muito. Se posso tomar o mesmo café que tomo lá perto de casa no meus país natal, ou comer o mesmo lanche da grande cadeia de fastfood, ou vestir as roupas da mesma loja que tem lá no shopping da Pompeia, me sinto mais a vontade. Né?

Não sei. Tô gostando de me arriscar pelas casas de chá dos chineses, fuçar a vendinha orgânica e experimentar o café deles, comer patatas bravas em bodeguitas, paella em tasca (mesmo de forma mal sucedida) e entrar em outlets genéricos pra ver de que outras formas posso me relacionar com a cidade. Mas claro, não estou deixando de ir à Zara, nem à MNG, não vou parar de tomar coca-cola nem Chai Latte, mas tento não passar por mais uma turista preguiçosa.

Hoje, de cara, uma atendente do Starbucks veio falar comigo em inglês e me lembrei exatamente porquê não devo deixar de ir aos lugares mais locais e tradicionais. Fingi que não sabia inglês e pedi pra ela falar em espanhol. Aqui, tenho que encarar esses desafios.

 Que venham as tiazinhas carrancudas da bodeguita do Pepe falar comigo em catalão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário