quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Comendo em Barcelona


Desde que cheguei à Europa a minha procura constante é alimentação. Porque me alimento de forma diferente desde abril, quando descobri que tenho doença celíaca.

De cara isso é uma chatice sem fim. Não posso mais ir às pizzadas nas casas das pessoas, a massa de domingo tem que ser sem glúten e o Brasil está muito pouco preparado pra isso. As coisas lá são caras e, apesar de todo rótulo dizer se as coisas contêm ou não glúten você não acha em supermercados gôndolas de produtos especialmente feitos sem.

Mas aqui a coisa é bem diferente. Eu achei que ia sofrer mais, porque a cultura catalã/espanhola leva muito pão, o pão com tomate é uma instituição, e muita coisa é empanada em farinha, - tirando as patatas bravas, outro prato-símbolo, que posso comer sem problemas porque leva batata frita e um molho com maionese e catchup picante. Porém, sem ter que comer na rua, quase todo supermercado tem uma seção especial para coisas sem glúten. E a variedade é incrível. Todos os tipos de pães existem lá: baguetes, pão de hamburger, pão de hot dog, bolinhos, biscoitos, torradas, macarrão e.... a cerveja! A mais conhecida e sem glúten é da marca Estrella Damm, uma das mais populares da Espanha. E, enquanto no Brasil a long neck sai por 14 reais, aqui ela sai por 80 centavos de euro.
Além disso, em todas as embalagens, por mais que não seja lei aqui informar, há informações sobre como o alimento é feito e se contem traço de algum componente que causa intolerância. Então, eles avisam se há traços de leite, nozes, trigo ou qualquer outro alergênico.

Me sinto infinitamente menos E.T., apesar de, entre amigos, as pessoas ainda se espantarem. Mas aqui, muito mais gente sabe o que é ser celíaco e todo mundo se esforça pra entender e ajudar.

Do jeito que as coisas vão, de conscientização e tudo, acho que em bem pouco tempo realizo o sonho de comer no Mc. Donald´s um lanche com pão sem glúten!

4 comentários:

  1. 80 cents é mancada até vc contar pra gente... na boa! =/

    ResponderExcluir
  2. Ai eu quero!!!! Quero comer produtos sem glutem só pq eu quero, quero passear de sábado a tarde só pq é gostoso, quero ir num café chinês só pq eu nunca fui... acho q vou pra barcelona, tem lugar aí?

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Ti,
    Que bom que você está curtindo bastante esse momento. Aproveite bastante!!
    beijos
    Claudinha

    ResponderExcluir
  4. Fiz um gmail só pra poder comentar!!!
    beijo

    ResponderExcluir