sexta-feira, 17 de junho de 2011

Enquanto isso, na Catalunha...

Neste momento, muita coisa acontece em Barcelona. Na minha vida e na cidade inteira.

Pra começar, comigo mesma. Istambul foi uma viagem incrível onde tinhamos que tirar inspiração pro nosso projeto de final de curso, que consiste em: criar uma fragrância (real) para a Hermès de uma de suas linhas de perfumes. Temos que fazer toda a concepção gráfica, palheta de cores, música e voz de publicidade, publicidade online, de revista, enfim.
Aí que, afortunadamente, tenho parentesco com um dos melhores designers de packaging do Brasil, o Daniel Innarelli. Os professores num tavam realmente pensando que eu ia fazer uma aquarela à mão e passar pro meu PC sem photoshop, sem memória, sem vida, sem nada, sozinha, né? Trabalhamos juntos as ideias, eu fiz o storytelling do produto e a concepção geral e afinamos juntos pra criação gráfica ser feita por ele. A apresentação é amanhã. Gulp.

Ainda na minha vida e que tem a ver com a cidade. Começou ontem o Sónar, festival de eletronices (música eletrônica, congressos de mídia e música 2.0...). Ontem mesmo fomos, eu e Tati Tacla e aproveitamos de tudo que nos ofereceram. Começamos pegando a credencial e fizemos um giro por todos os palcos, para nos situarmos. Nesse passeio, fotografamos muita gente. Definitivamente a música era um mero detalhe, as pessoas estão cada vez mais loucas por serem vistas. Tinha uma dupla de amigos vestidos de maratonistas dos anos 80 que não só escolheram seu melhor ângulo como atuaram para serem fotografados. Um fingia correr, outro, alongar. Anos 80, anos 80, anos 80. Me senti tão ultrapassada por não vestir retrô, nem ter feito nenhum penteado, nada. Passamos pelas conferências de novidades da música, de aparatos eletrônicos, de mídias. Passamos por dois shows, um do Nicolas Jaar e outro do The Brandt Brauer Frick Emsemble. Geniais. O último especialmente, porque era uma orquestrinha com harpa, violino, violoncelo, percussão. Pra mim, que sou totalmente leiga em música eletrônica, ver todas essas propostas é interessantíssimo.

E aqui na cidade de Barcelona, segue a luta dos Indignados acampados na Praça Catalunha. Eles tentaram recentemente entrar no Parque da Cuitadella, onde fica o Parlamento Catalão, para impedir a entrada dos deputados. Eles reinvidicam um monte de coisas mas fundamentalmente ecoam o apelo para uma Democracia Verdadeira (real).
E, como em todas as partes do mundo, a partir do momento que eles "ameaçaram" o governo, a polícia entrou em ação. Eu estava vindo da praia essa semana e passei em frente. Havia um cordão de policiais em todo o contorno do parque, separados uns dos outros por 2cm. O ar era tão tenso, o silêncio podia ser visto e tocado. Um menino grafitava no chão um Smile para cada soldado, acompanhado pelos olhares de todos os mossos d'Esquadra. Parecia aquela parte do Billy Elliot em que a polícia persegue o irmão do Billy por ser um líder sindical chegado a um riot. Mas, uma das coisas mais comentadas, foi a entrevista do Eduardo Galeano, jornalista/escritor uruguaio, que esteve por aqui acompanhando a acampada BCN de perto. Todo o mundo postou e virou fã dele de cara. Vale a pena perder 10 (!!) minutos pra escuta-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário