segunda-feira, 2 de maio de 2011

Destinos sem glúten, aplicativos para celular e melhor blog sobre o tema até agora



Na semana passada recebi dois links de serviços para celíacos aqui na Espanha, que ainda não sei se me convenceram no quesito funcionalidade e veracidade. Ou seja, será que funcionam pra valer e será que entregam o que prometem?
O primeiro, um site de busca de destinos sem glúten, (http://www.destinos-singluten.com/index.htm). Hotéis, restaurantes, tudo para suas férias gluten-free. Até cruzeiros com a máxima garantia que a cozinha opere sem contaminação.
O segundo link que recebi falava de um aplicativo pra smartphone,  (http://zonatecnologia.es/novedades/aplicacion-para-celiacos-en-tu-movil), chamado MobiCeliac, que disponibiliza uma lista de produtos livres de glúten e onde encontra-los, seja em supermercados ou restaurantes. O aplicativo também dá informações atualizadas sobre a doença, novas descobertas e por aí vai.
Gostaria de testar esses serviços, mas não tenho tablet ou smartphone, uso coisas pouco smart no quesito tecnologia. Mas, se for pra valer, vai ajudar muito, mas muito mesmo, na hora de escolher um restaurante ou até mesmo um hotel para ficar. Experiência própria: em Paris, o hotel que fiquei não tinha opção para celíacos nem intolerantes à lactose. Em Londres, eles até tinham, mas eram mal informados. Colocaram bolinho com farinha normal ao lado do sem glúten com a plaquinha no meio dos dois. Ou seja, não dava pra saber. Se eu não tivesse perguntado, comia o bolinho com farinha de trigo. Em relação à companhias aéreas, a TAP foi perfeita, me fez todos os menus gluten-free, seguríssimos.

Mas se existe um lugar que é seguro mesmo para se comer livre de glúten é em casa. Então, melhor se cercar de dicas, receitas, blogs de pessoas que passam pelo mesmo que você passa diariamente. Não é uma vida nada fácil mas, tudo é questão de costume e conseguimos esquecer que temos que seguir uma dieta especial.
O blog Gluten Free Girl and The Chef http://glutenfreegirl.com/ é um desses blogs que você se apaixona por tudo, pela fotografia, pelas receitas, pelos próprios personagens e suas histórias. É de uma menina que descobre que tem a doença celíaca e um monte de intolerâncias e se casa com um chef. A partir daí ela começa a se dedicar a escrever sobre o assunto e ele a descobrir maneiras de cozinhar para ela. Juntos, escreveram muitos livros e têm esse blog delícia que sempre tem uma receita com uma história deliciosa de ler. Vale a pena ler o que ela conta, como a dieta mudou a vida dela.

Para mim, a luta e a busca continuam! Esse mês de abril fez um ano que diagnosticaram que sou celíaca e ainda tem tanta coisa para descobrir e mudar na minha dieta. Minha vida mudou para melhor mas ainda tem chão para eu desvendar tudo que existe sobre viver sem glúten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário