domingo, 17 de abril de 2011

Saindo sem glúten e o dia em que todos vão se conscientizar



Fui a um restaurante essa semana passada chamado La Cereria. Fica no bairro gótico, aqui em Barcelona, uma zona muito antiga de ruelas meio medievais e o bar/restô tem um charme de taverna antiga. Antes de mais nada, não sei se já falei isso antes mas, desde que cheguei, a evolução da Catalunha em relação à conscientização da alimentação sem glúten foi enorme. Pode ser que cada vez eu conheça melhor a vida em Barcelona e encontre cada vez mais opções, mas não só isso, tenho visto nos supermercados de sempre que os produtos vêm trazendo a informação de "sem glúten" ou "contém traços de glúten".

Enfim, La Cereria. Clima de taverninha. Mesas de madeira, luz baixa (o que eu amo, odeio luz branca na cara na hora de comer, especialmente quando se está em casal). Cardápio, tchanananan. Avisos legais: a pizza leva trigo mas as crepes são feitas de trigo sarraceno, apto para os celíacos, muitas opções vegetarianas e muita salada. Enfim, mais um prato que achei que nunca mais ia comer, crepe. E sou super crepeira, tive meus momentos felizes lá no meu querido bairro da Pompeia, no Central das Artes, meu ponto de encontro de aniversários e afins.

Voltando a Barcelona, La Cereria. Crepe de abobrinha com cogumelo e queijo e veio com uma saladinha de lado. Preço médio, 10 euros. Tá ok, porque a crepe é grande. E com uma taça de vinho da casa, por 2,50 euros, o jantar está completo. Fora essas opções, pra não celiacos tem as pizzas, que são feitas com ingredientes orgânicos, sanduíches com pães integrais e para todos, as saladas. Foi um jantar bem feliz, até porque, pelo preço de uma coca-cola quase, tomei duas taças de vinho, o que é mais que suficiente pruma balzaquiana.

E hoje, passeando pela feira da Terra, que ia do Arco do Triunfo ao Parque da Ciutadela, muitas barraquinhas de produtos ecológicos e tinha a barraquinha também dos produtos sem glúten. Não comprei nada, mas tinham bolos, brownies, tortas. Fiquei morrendo de vontade e voltei correndo pra casa, porque a Priscila fez um bolo de cenoura com farinha e fermento sem glúten pra mim, delicioso. Outra sensação indiscritível da semana, comer um bolo recém-saído do forno, aquele cheiro de massa quentinha, que também pensava que nunca mais ia comer!

É por isso que digo, hei de comer um Big Mac sem glúten ainda. Daí sim minha lista de sonhos celíacos estará completa.

Servicinho:
La Cereria
Baixada Sant Miquel, 3-5
Bairro Gótico, BCN

Nenhum comentário:

Postar um comentário