quarta-feira, 9 de março de 2011

Comprando sem glúten nos mercados de BCN



Primeiro momento: Euforia total. Amor à primeira vista. Nuossa, quanta opção, quanto respeito, adoro estar num país de "primeiro mundo".
Segundo momento: Nem tudo é saboroso, os preços podem ser um pouco salgados e nem tudo é bem sinalizado na embalagem se contém ou não glúten.
Terceiro momento: Realmente não dá pra comprar algumas marcas, seja porque o macarrão demora horas pra ficar pronto, seja porque o pão é simplesmente ruim. Preciso testar mais marcas e mais pontos de venda.

Momento atual. Hoje, um dia ensolarado de março na Catalunha. Exatos cinco meses depois da minha chegada. Visitei todas as maiores redes de supermercado e vários mercadinhos de bairro para saber qual marca eu gosto mais, quais têm a melhor relação custo/benefício e qual lugar vende com maior variedade.

Então, pra mim, por enquanto é o seguinte. Mercadinhos naturebas, que existem aos montes por aqui, vendem um apanhado de todas as marcas como Schar, Gerblé e Beiker. São mais caros do que em supermercados. Vale praquele momento de correr até o mais próximo pra comprar o pão que acabou, mas não valem pra compra pra semana toda. O Woki Organic Market tem toda a linha Schar, completíssima, com cereal matinal, bolachas recheadas, macarrão, pão, panini... Mas custa os olhos da cara.

Dos mercados médios, de rede que não são super, eu gosto de comprar no Caprabo, que especifica tudo na prateleira mesmo. E só lá que encontro uma linha de biscoitos de arroz incríveis da marca Want-want.
O Opencor, irmão menor do El Corte, também tem coisas boas a preços médios, como as madalenas da Beiker, o pão de forma mais delicioso mas que só existe no formado embalado individualmente da Santiveri e as pulguitas, pães que parecem o nosso francês, que podem ser ou da Auchan, ou Adpan.

E o vencedor de todos é mesmo o supermercado Mercadona. Nem o Carrefour conseguiu ser tão completo quanto. Eu me decepcionei de verdade com a rede francesa. Esperava um mundo sem glúten e encontrei um par de prateleiras. O Marcadona vende marcas variadas, produtos variados e sua marca própria, o Hacendado, traz nos rótulos as especificações de alergias e intolerâncias. Além de ser de longe o mais barato.

No final das contas, eu acho que no Brasil as coisas eram caras, mas mais criativas. O pão de tapioca, ou o pão de cenoura, eram mais saborosos do que os pães que encontro aqui. No Brasil também há opções de snacks mais saborosos. Deve ser por isso que engordei 5 quilos no primeiro mês de descoberta da doença! 



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. o que eu vou fazer para você mesmo? melhor eu testar a receita antes. você está ficando com o paladar muito aguçado! ui! responsa! hahahaha

    ResponderExcluir