segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

São Paulo, São Paulo



Eu não sei dizer exatamente porquê amo São Paulo. É uma cidade com tantos pontos negativos, tantos problemas, às vezes tão feia, tão dura, tão cinza. Mas a gente não explica o amor, né? A gente simplesmente ama.

Aí tento analisar as razões. Tem tanta gente que não gosta da cidade, não se identifica, não gostaria de viver aí ou nunca quer voltar, se está fora. E eu acho ela tão minha. Pensei no seguinte: eu sempre fui feliz em São Paulo. Aí nasci e fui criada, faz tanto parte de minha história que não posso joga-la às traças. Não fazemos isso com histórias felizes!

Obviamente que o fato de eu sempre ter vivido numa zona que me oferecia de tudo, estudos, trabalho, ócio, sem deslocamentos traumáticos, ajuda e muito. Luxo em São Paulo é viver perto de onde se trabalha e ter o mínimo de infra-estrutura para tudo. Eu (quase) sempre tive esse luxo. E minha vida foi bem difícil na única vez que trabalhei longe, em um bairro na outra ponta da 23 de Maio. Afe, o que era o trânsito voltando pra casa? Não tem metrô que chega! Ônibus lotado! Eu odiava aquilo!

E odeio São Paulo quando ela é assim, cheia de carros, cheia de caos, sem transporte público decente, sem escoamento de água da chuva, nosso problema de anos e anos... E quando o sol nunca mais aparece? Fica cinza por dias! E os motoristas mal educados na rua? Te atropelam sem dó. Quem tem carro é melhor que os pedestres e se o carro for grande, então, realeza britânica pelas ruas. Ô gente preconceituosa com tudo. Se você não vem de uma família com dinheiro ou nome, se não é filho de alguém, você não é nada. Arrumar trabalho, melhor que você tenha Q.I., o famoso Quem Indica. Porque se for pelo Q.I. real, pffffffff, esquece.

Existe um monte de coisas que eu odeio e que morando fora vejo que temos muito, mas muito mesmo, que melhorar. Temos que parar com a mentalidade de colonizados, somos muito recalcados e machistas. Temos que parar de reclamar se o presidente é nordestino ou da orientação sexual da nova presidente e arrumar o que fazer pra cidade realmente receber gringos com dinheiro na Copa. Vamos fazer de São Paulo uma Paris, Londres, que sabem receber turistas e enchem seus olhos com vida, informação boa. Acorda, paulistano!!!

Mas, claro, vejo beleza na minha cidade. A beleza que vem dos lugares por onde passou minha família, por onde passei. Amo passear pelo Bixiga, bairro que acolheu os Lombardi e onde nasceu meu avô. Amo passear pela Luz, bairro que acolheu os Donna vindos da Síria e onde nasceu minha avó. E onde os dois se casaram, então? Igreja da Consolação, que linda! Tem também a Vila Madalena, onde nasci, a Lapa e a Pompeia, onde me criei, pegando micose na piscina do Palmeiras. Inesquecível.

A gente vai pra Europa atrás de história e mal se dá conta que nossa cidade também te conta tanta coisa. Tudo em São Paulo tem razão de ser e de não ser, principalmente.

Amigo paulistano, um apelo. Vamos dar uma chance a São Paulo?

Um comentário:

  1. Olá gostei do Post pois amo São Paulo também mas poderia colocar de onde vc tirou a foto, seria uma vista do lago do Ibirapuera?
    Abraçosss

    ResponderExcluir