terça-feira, 18 de janeiro de 2011

London London


Por que será que tem dias que eu simplesmente não consigo achar inspiração? Aí eu não escrevo, não leio, não estudo, não tricoto. Tudo que requer minha concentração eu estou descartando. Cinema, biblioteca, então... filmes? Nada. Nada!!! Viro puro vegetal.

Aí fui pra Londres neste final de semana. E eu achando que esta apatia ia me deixar meio "blargh, londres". E que nada. Me senti criança na Disney. Pisei na cidade e os olhos começaram a brilhar.

Sábado fomos pra Hoxton Square, Smithfields. Aí já comecei a enlouquecer visualmente. Quanta informação, quanta inspiração. As lojas, os cafés. Os restaurantes. Podia só entrar em restaurantes nessa viagem. Fotografei todos que via, porque além de lindos, eles te atraem com frases, cores, cheiros. Quase todos falavam em saúde, bem-estar, comida livre de agrotóxicos e especialmente, para mim: livre de glúten.
Sempre tem opção livre de glúten e todos sabem do que se trata quando eu perguntava. Um dos atendentes chegou a dizer que muita gente está abrindo mão do glúten por conta própria e eles estão sendo obrigados a mudar os cardápios. Seria Londres a minha cidade?

Bom, continuamos a caminhada, sempre, claro, fotografando, recolhendo flyer, observando coisas, para as práticas a apresentações na faculdade. Depois de Hoxton, Barbican Centre, para a expo de moda japonesa, que estava linda. Os maiores designers japoneses e seus desenhos e roupas mais memoráveis dos ultimos 30 anos.

Saindo do Barbican, fomos até a região da Oxford Circus e Picadilly Circus, onde vimos todas as lojas mais importantes do ponto de vista de tendências. Tudo está nessa região, tudo passa por essa região. Ladurée, Issei Miyake, os alfaiates de Savile Row, Lanvin, a incrível Fortum&Mason, Abercrombie&Fitch.... e essa é um episódio à parte. É a loja mais louca que entrei na vida. O que acontece é que você é recebido na porta por um menino e uma menina lindos, corpos perfeitos, e, à medida que vai entrando na loja, estão todos esses atendentes adolescentes perfeitos e lindos andando de shorts, chinelo e camiseta sorrindo pra você. Alguns dançando sensualmente à meia-luz. O ar perfumado, a calefação, o lusco-fusco e aquela horda de compradores ávidos por status e atenção te deixam um pouco zonzo. Experiência única.

Voltamos a Hoxton para a prática da noite. Observar a Londres da balada. Jantamos em um restaurante vietnamita, e tomamos um drink no bar do hotel The Hoxton. Mais gente jovem, alguns nem tanto, roupas curtas, camisas apertadas, a cidade está muito vaidosa e sempre exibindo as pessoas mais diferentes.

Domingo fomos para os mercados de Spitafields e Brick Lane. Te juro, quis morar em Londres. Mais e mais informação visual, quanta riqueza, quanta ideia bacana. Tudo parece ser possível. Mais atividade de coolhunter, abordamos pessoas na rua, conversamos sobre morar e estar na região, observamos, fotografamos. Deu tempo de dar uma corridinha no Tate Modern e analisar o espaço e encontrei uma amiga querida no caminho. De lá, infelizmente, hotel e aeroporto e saí da cidade com uma sensação boa de realização mas com pena de ter feito tudo tão rápido. A Inglaterra não é a mesma que morei há 13 anos e isso é ótimo. Vivi em uma Inglaterra muito menos globalizada, muito menos multicultural, intolerante e fria. Tanto tempo depois, vi uma cidade consciente, saudável, feliz. Recomendo e quero voltar logo!

2 comentários:

  1. ai, Ti!! amei o "a cidade está muito vaidosa". achei bonitinha a colocação... rsrsrs
    e acho q lá é sua city, hein?! pelo menos vc não se sente falando grego!!
    besos, flore!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Maricota!!! Acho que vou me mudar pra London! :D Ou faço de SP uma cidade gluten-free, hein?!?!?!

    ResponderExcluir