segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O inverno, os ursos e a saudade

Eu me sinto muito ursa aqui. Querendo hibernar, guardando energia pro verão, fazendo toca.

A verdade é que me sinto muito bem em casa, mesmo dividindo o apê com outras quatro pessoas, o que às vezes pode ser muito cansativo ter que dividir banheiro, cozinha, comer junto quando você quer comer sozinha, e por aí vai. Mas ao mesmo tempo tem a parte de conversar na hora do jantar, contar seu dia, ter ajuda na hora de cozinhar, lavar louça, sempre tem o que se propõe a fazer o cafezinho...
Então, às vezes sinto que não preciso sair de casa. Barcelona é incrível e a experiência de sair pra rua é quase mágica todas as vezes, mas tem dias que precisamos ficar entocados. E tenho muito isso. Já tinha em SP mas aqui, com o friozinho constante, ficar debaixo da coberta vendo filme é uma proposta irresistível. Hoje vi Somewhere da Sofia Coppola e tenho mais alguns guardados na manga. Durante a semana, revi O Iluminado. Ótimas companhias, os dois filmes. Claro que o segundo te pertuba um pouco, mas ver Jack Nicholson é demais.

Daí que bate uma saudade de casa no frio. Eu acho que além da saudade física de ter as pessoas perto tem a sensação de pertencimento. Obviamente que a coisa mais legal de morar fora é essa coisa de encarar novas culturas, aprender o tempo todo, conhecer e explorar. Mas tem dias que você só queria sentar numa mesa de boteco no calorzinho e pedir uma caipirinha com mandioca frita e ver os amigos chegarem.

No final das contas, (e faço contas o tempo todo aqui), eu ainda considero meu saldo muito, mas muito positivo. Essa vida que escolhi tem a ver com o meu momento, estar aqui faz todo o sentido pra mim. O caminho que trilhei até agora foi feito pra essa experiência. Se eu tivesse recuado ia ter ficado no famoso "e se...", totalmente frustrada.

Pra quem tá na dúvida: sair da zona de conforto vale a pena. Mas dói. O que a gente tem que pensar é se a dor da mudança é maior ou menor que a dor da frustração e estagnação. Fazer as contas e botar na balança. Sai da vida que não te pertence pra cair na vida que vale a pena ser vivida.

2 comentários:

  1. Vida que vale a pena ser vivida!! É isso.

    Normal esses momentos de querer hibernar..tá frio, você está longe de casa.
    Vocë sabe que tenho o maior orgulho de você por tudo o que você está realizando.


    Fique bem. beijoca

    ResponderExcluir
  2. Tinoca, queria estar aí.

    Hibernar e ver fimes.

    um beijo, estou adorando tudo, por favor, conte mais...hehehe

    Flávia

    ResponderExcluir